Trata-se de uma técnica de massagem que assenta em bases científicas e que combina forças de pressão e descompressão no sistema linfático para melhorar o seu fluxo.
A drenagem linfática pode ser manual ou mecânica, tendo as duas intervenções benefícios semelhantes. No espaço Dermíssima temos disponível o serviço de Drenagem Linfática Manual, que assenta em várias técnicas integradas, assim como o serviço de Drenagem Linfática Mecânica com recurso à Pressoterapia.
A Drenagem Linfática Manual é um procedimento que envolve manobras executadas com as mãos sobre o corpo do cliente, com base em diversas metodologias e técnicas, de forma a estimular o correto funcionamento do sistema linfático, aumentando a oxigenação tecidual e diminuindo o edema, vulgo inchaço, causado por acúmulo de líquidos.
O sistema linfático é um sistema paralelo ao sistema cardiovascular (constituindo estes dois sistemas o sistema circulatório), constituído por uma vasta rede de vasos semelhantes às veias – os vasos linfáticos – que se distribuem por todo o corpo e recolhem o líquido intersticial que não retornou aos capilares sanguíneos, filtrando-o e reconduzindo-o à circulação sanguínea. Desta forma, o sistema linfático é um importante componente do sistema circulatório, nomeadamente uma parte importante do sistema imunitário do organismo, proporcionando também um importante papel de defesa contra as infeções e outros tipos de alterações.
Resumindo, são funções básicas do sistema linfático: retorno do líquido intersticial para a corrente sanguínea, destruição de microrganismos e partículas estranhas da linfa e respostas imunitárias específicas, como a produção de anticorpos.
A Drenagem Linfática Manual compreende técnicas rítmicas e intermitentes, lentas e precisas, com movimentos suaves e de pressão leve, que seguem o sentido fisiológico do sistema linfático e que visam estimular o mesmo a trabalhar a um ritmo mais acelerado, movimentando a linfa.
A diferenciação deste procedimento em relação a outros métodos de massagem passa por não produzir vasodilatação e por utilizar pressões manuais que respeitam a integridade e a função dos delicados vasos linfáticos. Sendo assim, a drenagem linfática não deve produzir dor nem vermelhidão no cliente.
Entre algumas das indicações gerais da Drenagem Linfática Manual tem-se, entre outros:
- Pré-parto (edema gestacional) e pós-parto
- Sensação de pernas cansadas
- Relaxamento muscular
- Várias tipologias de edema (edema venoso, lipedema, linfedema)
- FEG (celulite)
- Alterações hormonais
- Após voos de longa duração
A Pressoterapia é uma técnica terapêutica que utiliza um aparelho de compressão pneumática para aplicar pressão em áreas específicas do corpo, com o objetivo de melhorar a circulação sanguínea e linfática, e reduzir o edema.
A técnica consiste numa massagem pneumática, por meio da introdução dos segmentos corpóreos do cliente em artefactos pneumáticos, geralmente formados por várias zonas independentes entre si, que realizam ciclos intermitentes de compressão e descompressão sequencial, do sentido distal para proximal, favorecendo a reabsorção de fluídos acumulados no espaço intersticial. Através desta técnica pressupõe-se uma atuação mais profunda.
Entre algumas das indicações gerais da Pressoterapia tem-se, entre outros:
- Redução da retenção de líquidos
- Melhoria da circulação sanguínea e linfática
- Auxílio na recuperação muscular
- Prevenção e tratamento da FEG (celulite)
- Relaxamento e bem-estar