Marcações
Saúde na Estética, Enfermagem e Fisioterapia
Epilação a Laser

De acordo com dados publicados em 2019 pela International Society of Aesthetic Plastic Surgery, a epilação definitiva, vulgarmente conhecida como depilação definitiva, é o terceiro procedimento estético não cirúrgico mais popular em todo o mundo.

A epilação a laser é um método seguro e eficaz de depilação não só para efeitos estéticos, mas também para corrigir, por exemplo, hipertricose, isto é, o excesso de pêlos, que pode registar-se em algumas pessoas com determinadas condições médicas.

De forma a melhorar os resultados e minimizar possíveis efeitos adversos é necessário personalizar os parâmetros do equipamento de acordo com o fotótipo cutâneo e características do pêlo do cliente, pelo que é de extrema importância a consulta de avaliação inicial, que antecede a primeira sessão de epilação a laser no espaço Dermíssima.

O serviço de Epilação Definitiva com recurso a Laser Díodo está disponível tanto para mulheres como para homens, tendo em consideração as suas várias particularidades.

Com uma atuação versátil, o Laser Díodo pode ser aplicado em 6 fotótipos que tenham pelo de quaisquer características (à exceção de pêlo claro ou branco). A mais famosa classificação dos fotótipos cutâneos é a escala Fitzpatrick, criada em 1976 pelo médico norte-americano Thomas B. Fitzpatrick. A escala classifica a pele humana em fotótipos de 1 a 6, a partir da capacidade de cada indivíduo em se bronzear, assim como, sensibilidade e vermelhidão quando exposta ao sol. Importa ainda referir que os diferentes fotótipos da pele interferem com a ação do laser durante a epilação.

 Cuidados antes da sessão:

Evitar exposição solar nas áreas a intervencionar: recomendamos evitar a exposição direta ao sol ou uso de bronzeamento artificial, vulgo solário, por, pelo menos, uma semana antes da sessão.

Não depilar com métodos que removam os pêlos pela raiz: evite métodos de epilação como cera e/ou pinça/máquina elétrica, pelo menos quatro semanas antes da sessão. Também não se recomenda o uso de cremes depilatórios. O uso de lâmina é permitido e aconselhado.

Pele limpa: no dia da sessão, a pele deve estar limpa e sem produtos como cremes, óleos ou desodorizantes, sendo que deve evitar o uso de desodorizante nas 24h antes da sessão (recomenda-se o uso de creme antiperspirante).

Consulta de avaliação prévia: realize uma avaliação inicial connosco para discutir o seu histórico médico e quaisquer medicamentos que esteja a utilizar, a fim de despistar possíveis contraindicações e observar e avaliar as características da pele e do pêlo.

Cuidados após a sessão:

Uso de roupa larga: imediatamente após a sessão evite o uso de roupa apertada, incluindo assim que terminar o tratamento e antes de sair do nosso espaço.

Hidratação e esfoliação: Utilize cremes hidratantes para acalmar e nutrir a pele após a sessão, sendo também recomendada esfoliação da pele, pelo menos uma vez por semana. Se necessitar pode recorrer a pomadas cicatrizantes (Biafine®, Cicalfate®, Bepanthene®, entre outros).

Evitar exposição solar: continue a evitar a exposição direta ao sol das áreas intervencionadas ou uso de bronzeamento artificial por, pelo menos, duas semanas e use sempre protetor solar com alto fator de proteção.

Pele limpa: durante 48h após a sessão a laser evite colocar nas zonas intervencionadas desodorizante com álcool, maquilhagem, perfumes ou qualquer creme que irrite e/ou aumente a temperatura da zona.

Observação de reações: em caso de reações adversas, como vermelhidão intensa ou bolhas, entre em contacto com o nosso centro.